12 de mai. de 2010

Licença Poética

Verdade seja dita. Pra mim, pra você. Seja dita a todos os que quiserem ouvir, aos intrometidos e também aos infelizes que não puderam evitar pois passavam distraídos por aqui.
Somos óbvios demais. E não ache que esse texto se dirige a alguém que não seja você. Você sabe quão óbvio é tudo isso.
Como sou eu, como é um terceiro qualquer. E daí a gente tenta disfarçar; tapa o buraco na parede com um quadro do pôr-do-sol.
Usamos literatura, compomos uma canção. Pintamos um retrato, e se faltar tinta vamos simplesmente fotografar.
Nem que as palavras se percam antes de alcançar o papel. Que nos falte um violão. Nem que o mármore acabe por rachar o busto perfeitamente esculpido; pra poder ser óbvio escolhemos fazer arte.
Contar mentiras bonitas pro outro olhar e fazer de conta que não entendeu. Pra gente dizer que vem do fundo da alma e não poder censurar.
Ou simplesmente toda essa mentira seja puro capricho do artista calado, que sorri de soslaio ao público desconfiado. À aquele indivíduo que sai por último do teatro. Que espera todos os atores saírem de cena atrás de uma verdade.
Por trás da cortina o elenco finge que não vê, mas lá no fundo todos entendem. Entendem porque mentem, entendem porque fingem dizer a verdade. Entendem porque enquanto todos vão embora aquele rapaz continua alí. A gente entende que ele também sabe mentir.

5 de mai. de 2010

Google it

Sem literatura por hoje. A confusão é grande demais, e o texto - que mais parece uma nota de rodapé - é ríspido; e para você, leitor, totalmente desnecessário.
A palavra mais simples do mundo, raiz de absolutamente tudo, simplesmente perdeu o sentido. Perdida num sabe-deus-o-que, eu não posso mais definir o que é amor. Nem de onde ele vem, nem como ele se dá. E eu vou pesquisar. Bendita tecnologia, eu vou descobrir o que é amor usando o google. Depois redescobrirei o que é platônico, pra então descobrir onde estou. Fim de papo. Preciso espairecer.

"Oh my, oh my,
What am I doing here?
Why did I suddenly disappear?
And honey why am I not with you?

I can see the world from where I am
I can see you're lost and you need a hand
But right now I just can't reach you

I was just a lost soul in this world
Now i know
I was just a wrong chord in your song
I don't belong

Right here there's nothing so different
I just don't have to pay the rent
And I've seen people I missed so much

I've seen rockstars and presidents
Then I realized that i'm not meant
To live without your touch"